Você sabe o que é Inteligência Artificial, também conhecida como IA (ou AI Artificial Intelligence) e como ela poderá impactar a nossa vida?
A inteligência Artificial é um dos assuntos mais comentados na atualidade e existe uma discussão entre os especialistas da área em relação aos pontos positivos e negativos, deste avanço tecnológico que permite que sistemas tenham uma inteligência similar à humana.
Mas será que você sabia que a Inteligência Artificial não é nada novo e nem faz parte deste século? Pois é, os primeiros passos foram dados por Alan Turing (1912-1954), considerado o “pai da computação”, que escreveu um dos estudos mais complexos sobre o tema para a época “Computadores e Inteligência”, que foi publicado em 1950.
A partir da década de 1950, com o lançamento do artigo de Alan Turing, os estudos sobre o tema começaram a ganhar corpo e sob esta influência em 1956, um professor chamado John McCarthy da Universidade de Dartmouth em Hanover nos Estados Unidos, selecionou um grupo de cientistas com os quais trabalhou, para estudar uma forma de “ensinar” as máquinas.
McCarthy, sabia que seria necessário descrever precisamente aspectos do aprendizado e outras características da inteligência humana e com base nisso em 1956, inventou o sistema computacional: a linguagem de programação LISP (utilizado até hoje) e criado a expressão “inteligência artificial”.
A Inteligência Artificial já faz parte da vida cotidiana da sociedade, por meio dos assistentes de voz, dos mecanismos de pesquisa, dos carros autônomos, reconhecimento facial, das redes sociais, entre outros.
Apesar de trazerem inúmeros benefícios e avanços em diversas áreas, a discussão sobre a inteligência artificial, está em estabelecer um limite ético e o papel que a mesma desempenhará na sociedade atual e futura.
O QUE É A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A inteligência artificial pode ser definida como a capacidade que uma máquina tem para reproduzir competências semelhantes às humanas, tais como, o raciocínio, a aprendizagem, o planejamento e a criatividade.
Está associada ao campo da ciência da computação e seu funcionamento de maneira simplificada, ocorre por meio de coleta e da combinação de um grande volume de dados seguido da identificação de determinados padrões nesse conjunto de informações.
Esse processo geralmente se dá mediante a utilização de algoritmos pré-programados, o software consegue tomar decisões e realizar tarefas de maneira autônoma.
Existem vários métodos diferentes por meio dos quais a Inteligência Artificial consegue reproduzir o comportamento humano, mas temos dois, os quais são considerados os principais:
- Machine learning: é uma disciplina da área da Inteligência Artificial, que por meio de algoritmos, dá aos computadores a capacidade de identificar padrões em dados massivos e fazer previsões (análise preditiva). Um dos principais exemplos são os mecanismos de busca da internet;
- Deep learning: é uma rede neural cuja intenção é funcionar como um cérebro humano e simulá-lo, com o uso de algoritmo. É um subcampo do machine learning, que por sua vez é um subcampo da Inteligência Artificial.
Agora que já conhecemos um pouco sobre a Inteligência Artificial, analisaremos alguns aspectos positivos e negativos desta tecnologia:
Aspectos Positivos:
- maior eficácia na tomada de decisões e execução de tarefas e menor ocorrência de erros humanos;
- funciona ininterruptamente e realiza tarefas repetitivas;
- promove a automação de etapas do processo produtivo nas indústrias e fábricas, com ganho de produtividade;
- resultou em melhorias no processo de compra e venda online, e facilitou o atendimento ao consumidor;
Aspectos Negativos:
- apresentam elevado custo de desenvolvimento e implementação;
- a automação de tarefas e tomadas de decisões, tendem a ocasionar desemprego estrutural;
- possibilidade de treinar os algoritmos a repetir padrões e discursos danosos e antiéticos;
- riscos de segurança com relação à coleta de dados pessoais, o que provoca intensos debates na sociedade atual.
AS FERRAMENTAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Nesse complexo mundo da tecnologia, surgiu uma Inteligência Artificial que está movimentando o interesse de muitos especialistas, pelo seu alto potencial para transformar todas as áreas da sociedade: são as IAs generativas.
As inteligências artificiais generativas conseguem criar novas informações a partir de conjuntos de dados pré-existentes, suas redes neurais generativas adversativas (GANs) vão além da aprendizagem de uma máquina convencional, permitem que as mesmas aprendam por conta própria, diferentes das IAs não generativas, que precisam que os dados sejam anotados por seres humanos.
As possibilidades de criação das IAs generativas são ilimitadas, podem criar uma nova música, a partir de um conjunto de notas pré-existentes, da mesma forma conseguem criar textos completamente novos, ou alterar uma notícia de jornal para o estilo de escrita de Machado de Assis ou ainda criar uma imagem ao estilo Van Gogh, utilizando-se de outras figuras.
Citaremos alguns exemplos de IAs generativas e suas possibilidades de criação:
- CHATGPT:
O ChatGPT é uma inteligência artificial de linguagem natural onde as pessoas podem conversar com um robô em uma sala de bate-papo, desenvolvido pela OpenAi.
A inteligência artificial o ChatGPT é treinado para aprender com as perguntas e responder sobre diversos tipos de assuntos, por meio de comandos digitados no chat, conseguindo realizar vários tipos de textos e informações abrangentes, colocando-as de forma simples e clara.
O ChatGPT é uma geração de inteligência artificial bem recente, disponibilizada para testes do grande público em novembro do ano passado e que surpreendeu pelos resultados, pela sua capacidade de respostas e construção de textos.
- MIDJOURNEY:
Este é outro tipo de inteligência artificial criada para gerar imagens realistas e detalhadas a partir de descrições textuais, que podem ser usadas em: design, cinema, jogos, publicidade e arte.
O Midjourney funciona semelhante ao DALL-E, a diferença principal é que seu acesso é feito por um Discord, que ao fazer o login você recebe uma conta de teste gratuita.
Na versão gratuita o Midjourney oferece um número limitado de 25 imagens, mas existem outros planos, com três níveis de assinatura, com preços e condições diferenciadas.
- COPILOT:
O Copilot é um plugin desenvolvido pela Github com a função de sugerir trechos de código, ou seja, um programador de pares de IA que ajudam os profissionais da área a escreverem os códigos de forma mais rápida e menos trabalhosa, para a criação de softwares de excelência.
A ferramenta Copilot pode ser utilizada com sucesso para escrever redações, criar listas de compras, responder mensagens de forma automatizada, entre outras aplicações.
A proposta do Copilot é facilitar o trabalho dos desenvolvedores de softwares, permitindo que possam se concentrar em resolver problemas mais complexos.
A Rede Multi Assistência está atenta às inovações da tecnologia, com o intuito de disponibilizar conteúdos que permitam aos seus clientes e parceiros de negócios a utilização destas ferramentas em seus diversos segmentos.
Somos uma referência em assistência técnica em toda a região, pela experiência e qualidade dos serviços que entregamos, oferecemos um atendimento personalizado com transparência e honestidade.
Nossa Rede Multi Assistência conta com um serviço especial de retirada e entrega Delivery, para agilizar e facilitar o atendimento de nossos clientes, sem nenhum custo adicional.
A Rede Multi Assistência é a sua melhor opção para cuidar de seus equipamentos eletrônicos, entre em contato com a nossa Central de Atendimento e solicite seu orçamento sem compromisso.
Consulte-nos! A Rede Multi Assistência tem a sua solução!