SAIBA COMO PROTEGER SEUS DADOS DO CELULAR COM 08 DICAS PRÁTICAS

uma mao segurando um telefone com uma tela de bloqueio

Atualmente, o celular tornou-se algo indispensável em nosso dia-a-dia, queiramos ou não, quase ninguém consegue realizar suas tarefas sem tê-lo em mãos, não é mesmo?

Afinal de contas, ele está presente nas coisas mais triviais da nossa vida, uma simples conversa com parentes ou amigos, em nossos estudos, em nosso trabalho, até mesmo em nossos momentos de lazer.

Daí a importância em saber como proteger seus dados pessoais nos dispositivos móveis, notebook ou tablets, ativando um código de segurança, para não ficar exposto a acessos indesejados, criando situações desastrosas.

Parafraseando um ditado bem conhecido — conhecimento é poder — vamos então nos abastecer de conhecimentos e cuidar da nossa proteção?

COMO PROTEGER SEUS DADOS DO CELULAR

Aprender como proteger o seu celular em caso de roubo, furto ou perda é extremamente importante para garantir que seus dados estejam sempre seguros.

Existem algumas formas para assegurar os dados de seu smartphone e dificultar o acesso de terceiros. Elencamos algumas dicas de segurança que podem ajudá-los a se livrar de situações que podem gerar muita dor de cabeça.

  1. UTILIZE SENHAS FORTES PARA O BLOQUEIO DO CELULAR

A senha de bloqueio é um dos pontos mais importantes da segurança do seu celular. Há vários tipos de código de bloqueio de tela, vejamos quais são:

  • Padrão: é uma senha de segurança média, que desbloqueia o smartphone com um desenho;
  • PIN: considerado um código de segurança média-alta, funciona com no mínimo de quatro números;
  • Senha: o padrão de segurança mais alto é usar uma senha de bloqueio que combina números e letras.

Nas configurações do aparelho também é possível ativar o bloqueio automático imediatamente após o desligamento da tela. O código de segurança selecionado é assim ativado e protege o celular. Caso o usuário opte por uma senha de bloqueio com padrão de segurança maior, a dica é usar letras, números e caracteres especiais que dificultem o código.

  1. BIOMETRIA E RECONHECIMENTO FACIAL:

Além das senhas de números, letras e caracteres especiais, consideradas as 

mais altas, alguns smartphones modernos possuem padrões mais avançados de bloqueio do celular.

É o caso da biometria e o reconhecimento facial, recursos que permitem deixar o celular mais seguro, pois o acesso às informações só é possível a partir dos dados cadastrados no sistema.

  1. BLOQUEAR O SMARTPHONE À DISTÂNCIA

        Este recurso é de grande importância, por permitir o bloqueio do celular, em caso de roubo, furto ou perda, mesmo a distância. Tanto os aparelhos iPhone e Android oferecem recursos semelhantes de bloqueio e localização.

No Google podemos encontrar o sistema “Encontre meu dispositivo” para os aparelhos Android e, na Apple, o nome é “Buscar iPhone”, os dois exigem o login de acesso do seu celular.

O interessante é que além de bloquear o seu celular, esses serviços mostram a localização do dispositivo. No caso dos Android, também é possível emitir sons que auxiliam a encontrá-lo, caso tenha perdido em casa, por exemplo.

grafico de protecao de dados do sistema de seguranca do computador 1
  1. ARQUIVE DOCUMENTOS NA NUVEM

Esta é outra forma de deixar os seus dados seguros, arquivando os documentos salvos no celular em algum serviço de nuvem. Os sistemas de armazenamento e sincronização de arquivos podem fornecer maior segurança para seus arquivos porque possuem recursos de acesso criptografados que dificultam o acesso de terceiros.

Outro ponto a favor é que além de diminuir os risco de acessos indesejados, arquivando os dados em serviços de nuvem, permitem o acesso remoto e a recuperação dos documentos torna-se mais fácil no futuro, transferindo arquivos de fotos, vídeos e documentos, caso ocorra a troca de celular.

  1. NUNCA ANOTE SUA SENHA NO CELULAR

Lembrar de senhas pode se tornar um problema, afinal são tantas, senha de bancos, de cartão de crédito, especialmente se elaboramos uma senha forte, com números, letras e caracteres, fica impensável.

O melhor a ser feito é anotar suas senhas em um lugar seguro, por exemplo, em um caderno ou agenda, exclusivamente para isto e, jamais deixar anotado em seu celular, é o mesmo que dar munição ao inimigo.

Todavia, na loja de aplicativos do celular é possível encontrar gerenciadores como o LastPass, Kaspersky Password Manager e o True Key, que funcionam como uma espécie de cofre criptografado para armazenar senhas.

  1. USE UM E-MAIL SEGURO PARA RECUPERAR SENHAS

Todos sabemos que é possível a recuperação de senhas por meio de e-mail, sendo este o meio mais seguro, porém fazemos aqui uma ressalva: utilize um e-mail que não esteja cadastrado no seu celular.

E o motivo é bem simples, qualquer um poderá acessar o seu e-mail, caso esteja cadastrado no celular que você utiliza e trocar a sua senha, agindo assim, a segurança de seus dados estará assegurada.

  1. PROTEGER O SEU E-MAIL COM VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS

Aqui temos uma proteção adicional para tornar o seu e-mail mais seguro, com a verificação em duas etapas, dificultando o seu acesso.

Fazendo isto adicionamos uma camada extra de proteção ao realizar o login do e-mail e para desbloquear este recurso temos várias formas: por meio de Pin, biometria, confirmar o login por uma senha diferente ou mensagem por e-mail.

A dica é evitar usar o envio por SMS, pois em caso de roubo, o acesso de terceiros fica mais fácil. E redobramos a observação, não utilize um e-mail, que esteja locado no seu celular usual, preferencialmente que esteja em outro dispositivo.

  1. CRIE UMA SENHA PARA O SEU CHIP TELEFÔNICO

Outra forma de proteger o celular é criar uma senha para o chip telefônico, com isso cada vez que você ligar o seu smartphone, será necessário usar esta senha para o desbloqueio, evitando o acesso ao seu chip e contatos.

É importante frisar que a senha escolhida deverá ser diferente daquela que você utiliza para desbloquear o celular e, claro, anote-a em um lugar seguro, pois caso você esqueça, o seu chip ficará bloqueado. Veja abaixo quais são as senhas padrão das principais operadoras do mercado:

  • TIM: 1010
  • CLARO: 3636
  • VIVO: 8486
  • OI: 8888

Outros dados adicionais também precisam ser observados, como, por exemplo, mantenha seu celular atualizado, desinstale aplicativos que não são mais utilizados e conheça o seu IMEI do seu aparelho.

Caso você não saiba, o IMEI — International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, é extremamente importante, pois por meio dele você pode solicitar o bloqueio do celular à sua operadora, caso tenha sido roubado ou perdido.

E para saber o seu IMEI, é super fácil, basta digitar *#06# no teclado da função “telefone” do seu celular, como se fosse fazer uma chamada ou ainda localizar este número na caixa do aparelho.

A Rede Multi Assistência além de prestar os melhores serviços com profissionais competentes e os melhores produtos do mercado, também o fazemos no quesito da informação.

Nós da Rede Multi Assistência, disponibilizamos as informações mais relevantes que envolvem o mundo da tecnologia, deixando os nossos clientes atualizados, para usufruírem de todas as dicas, lançamentos e novidades.

A Rede Multi Assistência é a sua melhor opção para cuidar de seus equipamentos eletrônicos, entre em contato com a nossa Central de Atendimento e solicite seu orçamento sem compromisso.

Consulte-nos! A Rede Multi Assistência tem a melhor solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Posso ajudar?