A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

variedade de objetos despejados sujos

A importância da reciclagem de equipamentos eletrônicos, tornou-se um meio essencial para frear as mudanças climáticas e a deterioração do meio ambiente, em virtude dos metais pesados lançados, como, cádmio, chumbo, antimônio, níquel ou mercúrio.

Em um mundo tecnológico o aumento dos dispositivos eletrônicos é algo previsível, porém a obsolescência programada de algumas empresas, faz com que o lixo eletrônico assuma níveis perigosos, comprometendo a vida não só do planeta, mas de todos os seus habitantes.

Existe uma estimativa que cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico sejam produzidas anualmente e, sua tendência é um aumento sem precedentes, pois a demanda dos dispositivos eletrônicos continua em ascensão em todo o mundo.

O LIXO ELETRÔNICO E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS

O lixo eletrônico possui vários nomes, como e-lixo ou resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE) ou simplesmente resíduo eletrônico. 

Nosso país é o quinto maior produtor de lixo eletrônico, apesar de leis que regulam o descarte correto do lixo eletrônico previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e regulamentada pelo Decreto Federal 10.240/2020, conforme fonte da Agência Brasil, ainda temos muito a mudar.

Este dispositivo define metas para os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes sobre a importância do descarte consciente com pontos de Entrega Voluntária (PEV), que devem ser instalados para esta finalidade.

A Rede Multi Assistência, uma empresa consciente da importância da reciclagem e do descarte correto dos dispositivos eletrônicos, mantém em sua loja pontos de coleta de celulares e notebooks.

O descarte do lixo eletrônico inadequadamente representa um sério risco à vida, pois os dispositivos eletrônicos liberam substâncias químicas nocivas no solo e na água, que comprometem os lençóis freáticos, inviabilizando a qualidade e a disponibilidade de água potável, mas também a contaminação do solo que afeta a agricultura e a segurança alimentar. 

QUAL O SIGNIFICADO DA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

Obsolescência programada é um método que consiste em produzir um determinado produto já com seu tempo de vida útil determinado, tornando-se obsoleto, sem que tenha a possibilidade de recuperação.

A obsolescência programada é uma estratégia que vem sendo utilizada desde a década de 1920, em que as empresas utilizam de meios para os produtos darem defeito antes da hora, além de usar estratégias para estimular o consumidor a sempre comprar novos produtos.

Tipos de obsolescência programada:

  1. Prevenção de reparos: itens de uso único que não podem ser consertados, como as câmeras descartáveis;
  1. Redução do apelo: tornar o design de um produto antiquado, remodelando sua aparência, como os celulares, que mudam constantemente de aparência, apelando para o senso estético do consumidor;
  1. Obsolescência sistêmica: tornar um produto defasado através do software, seja inserindo erros propositais ou induzindo o consumidor ao erro (como ocorreu quando a Apple reduziu a performance de iPhones com baterias antigas), ou quando a Google solicitou que os fabricantes do sistema Android, oferecerem updates por até 18 meses, mas alguns smartphones não receberam nenhuma atualização significativa.

Este tipo de atitude implica prejudicialmente ao meio ambiente, enquanto o lixo eletrônico aumenta exponencialmente, caso não sejam descartados corretamente. Alguns dispositivos eletrônicos não são nem biodegradáveis, levando anos para se decompor e causando sérios danos ao solo.

É preciso haver um esforço conjunto com os fabricantes para a conscientização de uma mudança de paradigma, para as próximas gerações poderem ter a sua sobrevivência garantida.

A IMPORTÂNCIA DAS EMPRESAS SUSTENTÁVEIS

A conscientização de muitas empresas de tecnologia no Brasil e no exterior estão adotando tecnologias sustentáveis como parte de suas operações e estratégias de negócios, em parte pelos benefícios econômicos e a importância da sustentabilidade para o meio ambiente e para a sociedade em geral.

No Brasil, temos alguns exemplos de empresas de tecnologia como Totvs, Algar e Positivo que estão implementando práticas sustentáveis em suas operações de desenvolvimento de produtos e soluções que contribuem para a sustentabilidade ambiental.

A Totvs adotou medidas para reduzir o consumo de energia em suas instalações e incentivou o trabalho remoto para seus colaboradores, para reduzir as emissões de carbono. 

A Positivo criou um projeto de reciclagem de lixo eletrônico para seus clientes, enquanto a Algar adotou práticas sustentáveis em suas operações, como a utilização de equipamentos com maior eficiência energética e a redução do consumo de papel. Além de construir usinas solares, uma fonte de energia sustentável, para a redução da energia elétrica.

Há outras empresas de diferentes segmentos que estão adotando tecnologias sustentáveis no Brasil, como: Petrobras, Vale, Ambev, Natura, Braskem, Itaú, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Magazine Luiza, Renner, MRV, L’Oreal, CEMIG, ENEL, Energisa, etc.

Já no exterior podemos citar as empresas de tecnologia como Apple, Google, Microsoft, Accenture, são outras empresas que estão adotando tecnologias sustentáveis.

Essas empresas estão liderando no caminho da adoção de tecnologias sustentáveis, provando ser possível alcançar o sucesso financeiro e empresarial, sem que ocorra o comprometimento com a sustentabilidade ambiental e social.

ceRkUd9YCU aeH8EE4EFu qkloCO7zpK4arGsDpriZFG8du4xY E5ANA1AZiyw93OpDlzWn VwCzcV6cggjICDaKFyWM1ltDBSDU vv

O CONSUMIDOR CONSCIENTE E O DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO

A evolução da tecnologia nos permitiu avanços em vários setores das atividades humanas, com a produção de dispositivos eletrônicos cada vez mais avançados, no entanto, também trouxe consigo um desafio: como lidar com os dispositivos que ficam obsoletos, como descartá-los?

O lixo eletrônico abrange uma ampla gama de dispositivos eletroeletrônicos que atingiram o final de sua vida útil ou não são mais funcionais, incluindo smartphones, tablets, computadores, laptops, televisores, fones de ouvido, cabos, baterias, eletrodomésticos e muitos outros itens.

Os fabricantes têm por obrigação darem informações do procedimento para o descarte correto dos dispositivos eletrônicos, inclusive de manter postos de coleta para esta finalidade. Caso não saibamos como fazê-lo, é nossa obrigação procurar por meios que nos informem, evitando assim que substâncias altamente tóxicas entrem em contato com o meio ambiente, colocando a vida em risco!

Diante desta obsolescência, o consumidor consciente é o responsável pela mudança, seja com o descarte correto do lixo eletrônico ou adquirindo produtos com o conhecimento prévio de sua procedência, identificando se o produto ou serviço, durante sua produção, causou algum impacto no meio ambiente.

Conforme uma pesquisa realizada pela Nielsen, 42% dos brasileiros estão alterando seus hábitos de consumo, visando reduzir o impacto no meio ambiente; 58% da população não compra produto de empresa que realiza teste em animal e 65% deixam de comprar de uma empresa se estiver associada ao trabalho escravo. São pequenos gestos que fazem a diferença e mudam o status quo.

Quando o descarte correto do lixo eletrônico é efetuado corretamente, é possível realizar a sua reciclagem, de modo que o mesmo retorne ao consumo sob outra forma, diminuindo o acúmulo do lixo, o desgaste desnecessário dos recursos naturais, ocasionando uma economia circular, onde todos efetivamente ganham.

O reparo e o recondicionamento dos dispositivos eletrônicos é outro ponto importante que deve ser incentivado, pois além de permitir o aumento da vida útil dos mesmos, colabora para a diminuição do lixo eletrônico, preservando o meio ambiente.

A Rede Multi Assistência colabora com o meio ambiente, reparando ou recondicionando os dispositivos eletrônicos, por meio de manutenção preventiva ou emergencial, garantimos o aumento da vida útil de seu equipamento.

Contamos com uma equipe de técnicos eletrônicos altamente capacitados e acessórios de qualidade certificada, para que seus dispositivos eletrônicos funcionem com o máximo de sua potência.

A qualidade, para nós da Rede Multi Assistência, não é um benefício, é antes de tudo, uma obrigação de uma empresa consciente, movida pela transparência, ética e respeito aos seus clientes, fornecedores ou parceiros de negócios.

Nós da Rede Multi Assistência, acreditamos que um mundo melhor, só será possível, se cada um de nós, fizermos individualmente a parte que nos compete, para criarmos uma sociedade mais justa e sustentável. 

Consulte-nos! A Rede Multi Assistência tem a melhor solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Posso ajudar?